quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Lado B



Admiro as pessoas que conhecem o lado B de um disco. Tudo bem, isso pode ter soado um pouco antigo para os dias de hoje. Mas vejam que “Lado B” virou até expressão, e pode ser usada agora por pessoas que não tem nem idéia de onde surgiu. Como eu sou do tempo da boa e velha bolachona de vinil, falo Lado B sabendo exatamente do que se trata.

E eu acredito que uma pessoa pode falar que realmente gosta de alguma banda, cantor ou cantora, só depois de conhecer o lado B dos seus discos. Tem muita gente por aí dizendo que adoooora Legião Urbana, por exemplo, porque conhece Pais e Filhos. Conselho: escuta um disco, um cd, até o final. Aquela música que você não gosta muito do começo, experimenta ouvir. Ela faz parte da história de quem está cantando.

As pessoas não tem idéia de quantas jóias musicais estão escondidas nas faixas que não tocam nas rádios. Vale muito a pena pesquisar sobre uma banda que se simpatiza. Digo isso porque já fiz e me surpreendi bastante.

Não, não foi com Legião Urbana, foi só um exemplo mesmo. Só pra não ficar puxando sardinha pra banda que amo. Aliás, puxar sardinha também uma expressão antiqüíssima. E essa não é do meu tempo!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Portfólio


Então resolvi fazer um portfólio. Sempre achei muito legal quem tem um. Quem tem a reunião dos seus trabalhos para apresentar a quem possa interessar.

Pra quem não sabe, faço um trabalhinho gráfico aqui, outro ali, há anos. Na verdade desde que estava na faculdade. Naquela época ganhava chocolate em troca desses trabalhos. Logo eu, que sou uma exceção entre as mulheres e não sou lá muito chegada nesse doce. Mas minha irmã bem que gostava desses pagamentos.

Então comecei juntando tudo que já fiz. Lááá do comecinho. E me deparo com trabalhos amadores, que chegam até a ser bonitinhos. Sim, porque eu recém tinha aprendido a mexer em programas gráficos, vamos dar um desconto então. Mas fico na dúvida se eles entram no meu super portfólio ou não.

Ok. Juntei alguns materiais. E agora? Pesquisei na internet, onde me deparei com meu primeiro resultado: “esqueça o portfólio impresso”. Maravilha. Mas ignorei isso e continuei. Li que “eu tenho que me agradar acima de tudo” – isso serve pra muita coisa na vida, não? Muito profundo.

Então tive a brilhante idéia de fazer uma logo para mim mesma. Abri o Corel Draw e tá lá até agora, com uma folha cheia de Marianas escrito, com várias fontes, mas nenhuma idéia. Assim, minha idéia de portfólio travou. Penso em pedir ajuda para outra pessoa que faz os mesmos tipos de trabalhos que eu, porque, definitivamente, sou uma cliente muito chata e eu não tenho paciência comigo.

Assim que me decidir sobre isso, posto a tal logo por aqui. Por enquanto fico aqui maquinando e aceitando sugestões.