sexta-feira, 15 de abril de 2011

Busão


Andar de ônibus em horário de pico é um saco. Ui, que raiva que eu tenho disso. Mas, para não pensar assim, tão negativamente, começo a prestar mais atenção nas pessoas que estão ali, empilhadas, no coletivo. Cada figura...

Cenas clássicas que vemos em um ônibus: gente comendo pipoca. No Centro da cidade tem uns carrinhos de pipoca, e tem gente que compra antes de ir pra casa – ou sabedeus para onde estão indo. Daí que o ônibus está lotadão e chega uma pessoa com um saquinho todo engordurado na mão. São duas as opções de sabor: bacon e chocolate, ambas com cheiro terrivelmente enjoativos. A pessoa normalmente se abraça num dos canos do ônibus, para as mãos ficarem livres para comer. Higiene zero. Um horror.

Outra cena clássica: eu sentada – ok, isso é um tanto raro – e chega uma mulher em pé com uma criança de aproximadamente dez anos no colo. E ainda me olha de cara feia. Acho que ela não entendeu que a gente deve dar o lugar para pessoas com crianças DE colo, e não No colo. Finjo que não é comigo (que feio) e está tudo bem.

Dia desses eu cruzei a cidade toda perto de dois caras que passaram quase uma hora falando mal de tudo e de todos. Você me pergunta: e por que não mudou de lugar? Respondo: quando não se está sentada, é muito difícil conseguir um lugarzinho onde o equilíbrio é fácil. Se acho um lugar desses, saio não! E era esse o caso.

Já voltei para casa ouvindo uma mulher pregando, em voz altíssima. Como religião não se discute, deixei ela falar achando que converteria alguém. Até onde eu fui, ninguém gritou “Amém irmã!!!” Nesses casos, coloco meus fones de ouvido, aumento o volume e esqueço o mundo.

Hoje tinha uma figura que passou boa parte do caminho falando no celular. E todo mundo ouvindo. Ela só parou um pouco na hora em que pensou estar no ônibus errado. Como pode?!?!

E assim vai. Todos os dias os ônibus estão superlotados de pessoas apressadas, indo ou vindo, lendo, ouvindo música, comendo, bebendo. Sempre tantas pessoas... e todas tão diferentes. Daria um bom livro falar de algumas delas, criar personagens. Seria comédia, claro.

2 comentários:

  1. Hehehe muda a cidade mas os loucos são os mesmos!! só no meu caso é metro! Cada figura que me aparece!! Mas eu fico de cara com os velhinhos que podiam pegar metro/busao qualquer hora do dia mas não, tem que sair na hora do rush!
    Aqui tem tb os mano curtindo funk no celular... fora os vendedores em busao: "Estou aqui pedindo a ajuda dos senhores, quem puder ajudar eu agradeço, quem não puder dessa vez quem sabe na próxima viagem..." e por ai vai!
    bjim...

    ResponderExcluir
  2. Vendedor só peguei uma vez, num dia super chuvoso, com várias goteiras no ônibus... hehehe!!
    Beijos.

    ResponderExcluir