sexta-feira, 25 de junho de 2010

Medo

Dizem que se a gente não tivesse medo, não teríamos noção do perigo em uma série de situações, como acidentes e doenças. Que o medo existe para garantir a nossa sobrevivência. Tudo bem, nesses casos eu concordo. Mas como se explica aqueles medos absurdos, como o meu de aranha??

Eu defendo o meu lado de medrosa argumentando que um bicho com oito patas não deve ter sido criado para acharmos bonitinho, certo? Não é nada normal ter oito patas! E elas são independentes, o danado do bicho mexe uma de cada vez, fazendo com que ele se torne praticamente um monstro aos meus olhos.

Mas me sinto uma perfeita idiota quando alguém me pergunta: “O que ela pode fazer com você?” ou ainda: “Olha o tamanho dela e o seu tamanho!”. Essa é a pior de todas. Não sei explicar o que acontece. Simplesmente travo. Me dá um frio na barriga e saio correndo. Muitas vezes encolhida ou até tampando os ouvidos. A gente tem cada reação boba quando tem medo, né?

Conversei com uma amiga sobre esse meu pavor, e descobri que não sou a única com medos estranhos. Conheço pessoas que têm medo de serem enterradas vivas (esse é de filme de terror mesmo), medo de avião, medo de água, de lagartixa, de cachorro, gato, e assim vai. Alguns desses medos eu até entendo e divido, mas não com a mesma intensidade dessas pessoas.

Essa mesma amiga levantou uma questão interessante. Que o medo é decorrente da educação que recebemos e vem do meio em que vivemos. E também, quem sabe, a possibilidade do medo ter vindo de vidas passadas.

Tudo isso é muito complexo para mim. A única coisa que gostaria de saber é se medo tem cura ou se vou ter que viver à caça de aranhas e de pessoas para matá-las.

4 comentários:

  1. Oi! Achei teu blog pelo comentário que vc fez no "Contra a Correnteza", que eu adoro aliás. Aí eu sempre dou uma olhada nos blogs, vai que eu encontro um que é bacana, né?

    Bom, tenho que comentar esse seu post... É que tb sofro de uma fobia, mas a minha é de sapo, rã ou perereca. Eu entro em pânico, choro, passo mal, cai a pressão, é um horror!

    O pior disso tudo é que ainda há aranhas venenosas, mas e os sapos? Esses sim realmente não fazem nada! Ninguém entende essa minha fobia.

    Meu pai disse que viu um terapeuta não sei em que programa de Tv que, através de hipnose, fez uma mulher que tinha pavor de aranha pegar uma na mão, numa boa... Ele disse até que queria ter o contato que ele pagaria o quanto fosse pra que eu não sofresse mais com isso! Tadinho... é que ele já me viu em crise!

    Mas... faz parte, né? E "não é sempre" que encontro com sapos! hahaha! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por visitar o blog!! Acabei de criá-lo! Apareça sempre e comente!!
    Sobre sua fobia, eu te entendo... e como entendo. Mas existem sapos venenosos também. A sua sorte é que sapos são vistos com menos frequencia. haha.
    Sobre esse terapeuta aí... será que é de verdade? Desconfio dessas coisas. haha! Mas se você testar e der certo, me avisa!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Migaaa,

    Se vc acha que o teu medo eh estranho imagina o meu: tenho medo de borboletas!! Ehhh sim..vc leu certo..BORBOLETAS!Sabe aquelas grandes pretas que mais parecem um morcego?? entao...quase morro qdo vejo uma. saio correndooo....medo..medo..medo...
    ta vendo..tem medos mais esquisitos que o seu..
    vai entender...rs

    Bjão

    ResponderExcluir
  4. É Fer... realmente... medo de borboletas deve ser pior mesmo. Mas você tem medo das coloridas também? Acho que elas alegram tanto! Lógico que essas gigantes e escuras ninguém gosta muito, né? Mas não é um pavor tão grande assim.
    Apareça sempre por aqui. Comentários são bem vindos!
    Beijos.

    ResponderExcluir